Guia do Usuário

Sobre


Este guia traz as principais informações para orientar os usuários que utilizam nossos acervos físicos. É necessário realizar um cadastro junto à sua biblioteca para realizar empréstimos de livros e de outros itens disponíveis no acervo.

Faça o seu cadastro online

Pesquise no catálogo online

Ebooks

As bibliotecas também oferecem a versão eletrônica de vários livros do acervo de seu curso através da plataforma Minha Biblioteca. Cadastre-se através do formulário. O prazo para liberação do acesso é de até 2 dias úteis. Alunos e docentes da EAD não necessitam solicitar cadastro. Acesse com o número do seu CPF ou matrícula (remover zero inicial). A senha é sua data de nascimento + 2 últimos dígitos do CPF.

Dúvidas sobre acesso: secretaria.sib@ufrpe.br

Prazos de empréstimo


Os prazos* variam de acordo com o tipo de material e a categoria do usuário.

Livros Prazo

Gradução, Especialização, CODAI

15 dias

Mestrado, Doutorado, Servidores

30 dias

Coleções Especiais** Prazo

Gradução, Especialização, CODAI

7 dias

Mestrado, Doutorado, Servidores

15 dias

*O prazo para empréstimo de livros da UABJ é de 8 dias em razão do volume do acervo.

**monografias, teses, dissertações, periódicos e outros

Empréstimo especial


Excepcionalmente, com autorização da Coordenação de Atendimento, o usuário poderá retirar para empréstimo até 3 exemplares, além da quantidade permitida, por um prazo máximo de 24h.

Renovação


O usuário poderá efetuar a renovação, desde que o material emprestado não esteja atrasado ou com reserva. A renovação terá o mesmo prazo do empréstimo, sendo contabilizada a partir da data da movimentação no sistema, podendo ser feita nas Bibliotecas, nos totens de autoatendimento ou via Meu Pergamum.

Não é permitida a renovação de usuário com pendências (material em atraso ou débito não quitado).

Reserva


  1. Realize a pesquisa no catálogo Pergamum
  2. Casos todos os exemplares estejam emprestados ou indisponíveis, você poderá clicar no botão Reserva, no menu inferior, digitar seu CPF/matrícula e senha e confirmar
reserva

Você pode acompanhar o status da reserva no Meu Pergamum.

O material reservado fica disponível por 48h, a contar da data de entrega do exemplar no balcão de atendimento.

Quitação de débitos


A devolução de material fora do prazo de entrega implica cobrança de multa, no valor de R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) por dia e volume. As bibliotecas do SIB-UFRPE adotam duas opções de pagamento:

Doação de alimentos

Consulte o valor do seu débito no Meu Pergamum e pague com a doação de alimentos diretamente no balcão de atendimento, de acordo com a tabela de conversão. Devem ser doados alimentos não-perecíveis, sem estar próximo ao vencimento. Não são aceitos fubá ou sal.

Valor (R$) Alimentos*

1,50 - 3,00

1 pct macarrão

4,50 - 9,00

1kg alimento

10,50 - 12,00

2kg alimentos

13,50 - 18,00

2kg alimentos + 1pct macarrão

19,50 - 27,00

3kg alimentos

28,50 - 38,00

4kg alimentos

39,00 - 48,00

1kg feijão + 4kg alimentos

49,00 - 68,00

1kg feijão + 5kg alimentos

69,00 - 79,00

1kg feijão + 6kg alimentos

80,00 - 90,00

1kg feijão + 7kg alimentos

91,00 - 100,00

2kg feijão + 8kg alimentos

101,00 - 200,00

3kg feijão + 12kg alimentos

201,00 - 300,00

3kg feijão + 17kg alimentos

301,00 - 500,00

5kg feijão + 25kg alimentos

> 500,00

10kg feijão + 30kg alimentos

Pagamento via Guia de Recolhimento da União – GRU

Após identificar o valor do débito no Meu Pergamum, o usuário deve gerar uma guia de recolhimento e pagá-la pelo Banco do Brasil. A guia e comprovante devem ser enviados para o e-mail da biblioteca:

BC atendimento.bc@ufrpe.br

Setorial atendimento.bsmca@ufrpe.br

UACSA biblioteca.uacsa@ufrpe.br

CODAI biblioteca.codai@ufrpe.br

UAST  emprestimo.bs.uast@ufrpe.br

UABJ biblioteca.uabj@ufrpe.br

Perda ou extravio de material


Em caso de perda ou extravio de material, o usuário deverá comunicar o fato à Biblioteca de origem e providenciar a reposição da obra, respeitando as seguintes exigências:

  • A obra deverá apresentar a mesma edição da extraviada ou edição subsequente;
  • Estar em boas condições de uso, sem apresentar mofo (para não comprometer o acervo), páginas rasuradas, carimbadas, mutiladas ou riscadas ou quaisquer outros danos que comprometam o uso ou a leitura do material. 
  • Em caso de edições esgotadas, o usuário deverá procurar a Coordenação de Atendimento ao Usuário para receber orientações sobre o procedimento.