Guia do Usuário
Sobre
Este guia traz as principais informações para orientar os usuários que utilizam nossos acervos físicos. É necessário realizar um cadastro junto à sua biblioteca para realizar empréstimos de livros e de outros itens disponíveis no acervo.
Ebooks
As bibliotecas também oferecem a versão eletrônica de vários livros do acervo de seu curso através da plataforma Minha Biblioteca. Cadastre-se através do formulário. O prazo para liberação do acesso é de até 2 dias úteis. Alunos e docentes da EAD não necessitam solicitar cadastro. Acesse com o número do seu CPF ou matrícula (remover zero inicial). A senha é sua data de nascimento + 2 últimos dígitos do CPF.
Dúvidas sobre acesso: secretaria.sib@ufrpe.br
Prazos de empréstimo
Os prazos* variam de acordo com o tipo de material e a categoria do usuário.
Livros | Prazo |
---|---|
Gradução, Especialização, CODAI |
15 dias |
Mestrado, Doutorado, Servidores |
30 dias |
Coleções Especiais** | Prazo |
---|---|
Gradução, Especialização, CODAI |
7 dias |
Mestrado, Doutorado, Servidores |
15 dias |
*O prazo para empréstimo de livros da UABJ é de 8 dias em razão do volume do acervo.
**monografias, teses, dissertações, periódicos e outros
Empréstimo especial
Excepcionalmente, com autorização da Coordenação de Atendimento, o usuário poderá retirar para empréstimo até 3 exemplares, além da quantidade permitida, por um prazo máximo de 24h.
Renovação
O usuário poderá efetuar a renovação, desde que o material emprestado não esteja atrasado ou com reserva. A renovação terá o mesmo prazo do empréstimo, sendo contabilizada a partir da data da movimentação no sistema, podendo ser feita nas Bibliotecas, nos totens de autoatendimento ou via Meu Pergamum.
Não é permitida a renovação de usuário com pendências (material em atraso ou débito não quitado).
Reserva
- Realize a pesquisa no catálogo Pergamum
- Casos todos os exemplares estejam emprestados ou indisponíveis, você poderá clicar no botão Reserva, no menu inferior, digitar seu CPF/matrícula e senha e confirmar

Você pode acompanhar o status da reserva no Meu Pergamum.
O material reservado fica disponível por 48h, a contar da data de entrega do exemplar no balcão de atendimento.
Quitação de débitos
A devolução de material fora do prazo de entrega implica cobrança de multa, no valor de R$ 1,50 (um real e cinquenta centavos) por dia e volume. As bibliotecas do SIB-UFRPE adotam duas opções de pagamento:
Doação de alimentos
Consulte o valor do seu débito no Meu Pergamum e pague com a doação de alimentos diretamente no balcão de atendimento, de acordo com a tabela de conversão. Devem ser doados alimentos não-perecíveis, sem estar próximo ao vencimento. Não são aceitos fubá ou sal.
Valor (R$) | Alimentos* |
---|---|
1,50 - 3,00 |
1 pct macarrão |
4,50 - 9,00 |
1kg alimento |
10,50 - 12,00 |
2kg alimentos |
13,50 - 18,00 |
2kg alimentos + 1pct macarrão |
19,50 - 27,00 |
3kg alimentos |
28,50 - 38,00 |
4kg alimentos |
39,00 - 48,00 |
1kg feijão + 4kg alimentos |
49,00 - 68,00 |
1kg feijão + 5kg alimentos |
69,00 - 79,00 |
1kg feijão + 6kg alimentos |
80,00 - 90,00 |
1kg feijão + 7kg alimentos |
91,00 - 100,00 |
2kg feijão + 8kg alimentos |
101,00 - 200,00 |
3kg feijão + 12kg alimentos |
201,00 - 300,00 |
3kg feijão + 17kg alimentos |
301,00 - 500,00 |
5kg feijão + 25kg alimentos |
> 500,00 |
10kg feijão + 30kg alimentos |
Pagamento via Guia de Recolhimento da União – GRU
Após identificar o valor do débito no Meu Pergamum, o usuário deve gerar uma guia de recolhimento e pagá-la pelo Banco do Brasil. A guia e comprovante devem ser enviados para o e-mail da biblioteca:
Setorial atendimento.bsmca@ufrpe.br
UACSA biblioteca.uacsa@ufrpe.br
CODAI biblioteca.codai@ufrpe.br
Perda ou extravio de material
Em caso de perda ou extravio de material, o usuário deverá comunicar o fato à Biblioteca de origem e providenciar a reposição da obra, respeitando as seguintes exigências:
- A obra deverá apresentar a mesma edição da extraviada ou edição subsequente;
- Estar em boas condições de uso, sem apresentar mofo (para não comprometer o acervo), páginas rasuradas, carimbadas, mutiladas ou riscadas ou quaisquer outros danos que comprometam o uso ou a leitura do material.
- Em caso de edições esgotadas, o usuário deverá procurar a Coordenação de Atendimento ao Usuário para receber orientações sobre o procedimento.